Twisted City Lights

sábado, fevereiro 25, 2006

Fantas 2006

Categoria: Cinema


Começou ontem um dos mais conhecidos e prestigiados festivais de cinema em Portugal, o Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto. Pela 1ª vez, um filme português esteve na abertura oficial deste festival que vai já na sua 26ª edição. Coisa Ruim, realizado pela dupla Tiago Guedes e Frederico Serra, a equipa vencedora de "Alta Fidelidade", e com argumento de Rodrigo Guedes de Carvalho, foi o escolhido. "Uma família lisboeta recebe como herança uma mansão, numa pequena aldeia do interior serrano. Com a casa, diz o povo, vem também uma maldição antiga..." É assim Coisa Ruim, que para além de inaugurar o Fantas, teve a sua absoluta ante-estreia mundial (este sim um filme português a não perder!) O filme tem a sua estreia comercial já na próximo dia 2 de Março.
Para mim ( e certamente para muitas outras pessoas), a data escolhida este ano para o Fantasporto, coincidindo com o Carnaval, talvez não tenha sido melhor. Mesmo assim, o festival durará até 5 de Março, dia em que se divulgará os vencedores. Durante estes dias (já passados os filmes que desde dia 20 têm estado nas salas do Fantas) o leque de opções é vasto, desde o cinema oriental aos blockbusters, curtas, longas-metragens, bons filmes, mau filmes, tudo do cinema de terror.
Para além dos habituais auditórios do Rivoli e dos Cinemas AMC, este ano o Fantas expande-se até dois novos espaços: o Cinema Passos Manuel e o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garret.
Com grande curiosidade minha, ficam aqui mais 3 filmes, 3 sugestões:

Simpathy For Lady Vengeance, de Chan-wook Park, que depois de Oldboy completa a triologia do realizador sobre violência e vingança. (27 de Fevereiro)
Three... Extremes, de Takashi Miike, Chan-wook Park e Fruit Chan, nada mais que três mestres dos filmes de terror oriental (respectivamente japonês, coreano e chinês). Um filme que conta três histórias diferentes, onde o espectador mais incauto se pode inpressionar facilmente. (27 de Fevereiro)
Hostel, de Eli Roth, e com Quentin Tarantino como produtor, conta a história de Paxton e Josh que andam em viagem pela Europa e vão ser atraídos para uma estalagem numa remota aldeia eslovaca cheia de mulheres deslumbrantes. Segundo se diz, um autêntico banho de sangue. (3 de Março)

Podem vêr aqui a programação completa.

Etiquetas: