Twisted City Lights

sábado, março 17, 2007

Sou de Barcelona

Categoria: Música, Artistas


Chamam-se I'm From Barcelona, mas não são sequer perto de Espanha. Parece que está na moda este estilo de nomes impossíveis ou nonsense. Faz-me lembrar de, por exemplo, Brazilian Girls em que existe apenas uma rapariga e todos são nova-iorquinos. De facto, os I'm Barcelona são por si só uma banda um pouco nonsense ou um pouco aquém do imaginário real. Imagine-se só uma banda de 29 suecos, cantando músicas que nos fazem lembrar um estilo que teve os seus anos dourados nos anos 70. Questiono-me mesmo se estes não são descendentes directos dos Abba... Mas o que é certo é que são bastante bons naquilo que fazem!
São liderados por um estranho senhor chamado Emanuel Lundgren, que não foge a este nonesense com sentido. Lembrou-se ele num belo dia de férias de Verão, de começar a compor músicas, apenas para divertir as pessoas, diz ele próprio. Teve a brilhante ideia de formar um coral, e então foi telefonar aos amigos e perguntar a pessoas interessadas, mesmo que as encontrasse na ruas de Jönköping (a 4 horas de Estocolmo), de onde é originário.
O que é certo é que a brincadeira tornou-se "séria" e a ideia resultou, mesmo com as dificuldades que uma banda de 30 pessoas possa impor.
Nas músicas encontramos uma pureza pop, sempre com músicas cujos refrões são encabeçados por um coro múltiplo de vozes, onde a alegria é celebrada. Para além da voz lider de Emanuel e dos múltiplas do coro, participam também uma mislânera electrónica de instrumentos desde clarinetes, saxofones, flautas, trompetes, banjos, acordeões, guitarras, baterias, e teclados. O disco de estreia, 'Let Me Introduce My Friends', é fácil de se ouvir, principalmente nos solarengos dias, como este enquanto estou a escrever este post e a ouvir bem alto temas como 'We're From Barcelona' ou 'Oversleeping'.
Termino sem deixar de desvendar mais um pouco acerca do nome desta curiosa banda: "I'm From Barcelona" era uma deixa recorrente de umã personagem chamada Manuel (interpretada por John Cleese, ex-Monty Python) de uma série dos anos 70 chamada "Fawlty Towers". Segundo Emanuel, "É apenas um jogo de palavras com meu nome". Mas foi de "apenas" uma "ideia" que surgiu o sucesso deste projecto.

Etiquetas: , ,