Twisted City Lights

sábado, abril 01, 2006

Munich

Categoria: Cinema, Filmes


MUNICH (2006) Classificação: 8/10
Munique
Site Oficial
IMDb

Munich é o mais recente filme de Steven Spielberg, com várias nomeções para os Oscares deste ano. De título sugestivo, o filme trata dos acontecimentos passados nos Jogos Olípicos de Munique de 1972, quando um grupo de terroristas sequestrou e assassinou 11 atletas israelitas, e da vingança operada pela secreta de Israel, uma série de assassínios Munich. Esteve parado durante algum tempo para que Spielberg pudesse produzir a inadiável Guerra dos Mundos (devido à ocupada agenda de Tom Cruise), e por fim chegou às salas de cinema como o filme mais contorverso do realizador. Na minha modesta opinião, não consegui achar grande motivo para essa controvérsia. Acho que o problema é que tudo que toca no assunto Médio Oriente, querendo eu dizer, o conflito Israelo-Palestino, gera sempre polémica.
Quanto ao filme propriamente dito, é digno de se ver. É Spielberg em todo o filme. É intenso, um pouco perturbador. Esqueçam os mundos de espionagem de 007 e afins. Um mundo desconheciado, visto de uma maneira humana, visto de um ponto de vista das personagens.
No entanto, de tão real que quis ser, Munich acaba por descambar. No início gostei da ideia, no entanto, à medida que o filme decorria, estranhei a forma como as situações dependiam tanto dos mandatários das missões. Um grupo de homens abandonados à sua missão. E tratando-se dos mais eficientes serviços secretos do mundo: a Mossad. Talvez a justificação venha do facto em conta do filme basear-se num livro, num romance baseado em factos reais, mas não um livro documental.
Não endo uma verdadeira obra prima, e contendo uma componente pouco realista que fazem o espectador mais atento duvidar, é um filme a não perder.




Etiquetas:

2 Comments:

  • OLHAAAAAAAAAAA...A ULTIMA FOTO, OS GAIJOS SENTADX ABAIXO DA PONTE É BUDAPEST... é budapest definitivamente k eu sou de la e sei perfeitamente kmo e tdo akilo... basta olhar bem o monumento atras nitidamente desfocado: é o parlamento! o maior e o + belo da europa, pelo k dizem:D...e os gaijos tao sentadx abaixo do Árpád Híd k eu sei tdo!! :D

    TENHO K VER ESSE FILME DO MUNIQUE k ainda n percebi k faz budapest ai...deve ser da guerra mundial k os nazis da merda foram pa la fazer escandalo (tb os hungaros n fizessem escandalo com a merda dos alemaes) :(

    By Anonymous Anónimo, at 3/4/06 17:50  

  • Por acaso já não sei se é Budapeste ou não, mas se tu és de lá e assim o dizes...:P (Deve ser uma cidade lindíssima, assim como as suas habitantes, lol).

    O filme é baseado em factos reais, quando nos Jogos Olímpicos de Munique, um grupo de muçulmanos extremistas sequetrou a comitiva de atletas israelitas, que acabou na morte de todos (terroristas e inocentes). Munique é sobre a resposta israelita.
    Aconcelha-se vivamente!:)

    By Blogger Arnath, at 24/4/06 23:45  

Enviar um comentário

<< Home