Twisted City Lights

terça-feira, novembro 28, 2006

Publicidade - Campanha Optimus "Experimenta"

Categoria: Publicidade

Sempre adorei publicidade. Quer seja na televisão, em cartazes, em revistas, pequenos spots, seja o que for.
Com uma pequena condição! BOA publicidade! E o que pretendo eu dizer com isso? Que gosto de publicidade criativa, anúncios que nos façam pensar um pouco mais do que aquilo que tentam vender, que constituem por si só arte, um pequeno expoente da imaginação humana.
Assim, decidi iniciar um conjunto de posts dedicado à publicidade. Não esperem muitos post, até porque o que se tem visto neste blog não é certamente um grande número de posts, seja sobre o que for.

Com um recente anúncio lançado pela empresa de telecomunicações Optimus, em que aparece Alan Fournier, mas conhecido como o "Homem-Aranha", subindo a Torre Vasco da Gama, lembrei-me que esta empresa lançou há algum tempo uma renovada campanha publicitária. Aliás, trata-se de toda uma estratégia de marketing, uma marca relançada. Mudou de côres, mudou de slogan, mudou provavelmente de agência publicitária... Sim, porque os novos anúncios da Optimus nada têm a ver com os anteriors. São extramamente criativos!
"Experimenta!" é o slogan. Penso que um dos primeiros anúncios na televisão desta nova campanha foi, não um, mas dois, em que um/uma jovem aparece tendo todo o tipo de experiências e situações, em lugares estranhos, um pouco por todo o mundo.
Lembrei-me deste anúncio, talvez pelo facto de a música ser a mesma no reclame do "Homem-Aranha". Para além da música (vim a descobrir que se chama - curiosamente - Casper the Friendly Ghost e é de Daniel Johnston) que é invulgar, todas as mensagens visuais do anúncio remetem para algo mais que telemóveis. De facto, nem sequer aparece um único telemóvel no anúncio! Esta é uma técnica muito recorrente das empresas de telecomunicações, mas se o objectivo é vender a marca ou seja lá o que for, eu penso que o spot é inspirador, mas é para viver a vida e não para comprar seja o que for ou utilizar seja que serviço!

Aliás, não é apenas neste anúncio que isso se sucede. Se pensarmos no presente slogan da Vodafone ("Now - Vive o momento)" penso que nem é preciso dizer mais nada acerca do rumo que a publicidade à volta das telecomunicações está a tomar... Se pensarmos bem, esse é um mercado que remetem grande parte dos anúncios televisivos.

Como encontrei o video no youtube, espero que o vejam e decidam por vocês mesmos...


Etiquetas: