Twisted City Lights

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Violent Femmes @Cinema Batalha

Categoria: Música, Concertos



No passado 22 de Outubro, lá me decidi a gastar as minhas reservas monetárias para assistir a bom concerto. Nesta coisa da música, há que estar disposto a isto, se uma pessoa se quiser revitalizar de vez em quando e encher os ouvidos, qual Anteu regressando ao contacto com a terra-mãe.

Como já não havia bilhetes para a plateia ficámos no balcão, logo na 1ª fila. Bom sítio, diríamos nós... não fossem os lugares de trás estarem reservados à imprensa, ou a uma qualquer pessoa que tenha recebido um convite; como quem não tem mais nada para fazer e vai a um concerto. E o que é que isto implica? Implica, ou implicou, que tivemos de ver o concerto sentados! Bem, não todo o concerto, mas grande parte. Isto para não incomodar os “meninos” e trás.

Outro aspecto a reter foi o facto de nós sermos provavelmente as pessoas mais novas a assistir ao concerto. Grande parte das pessoas presentes pertencia a uma faixa etária bem acima da nossa! Inclusive, estava lá uma professora de uma amiga minha com quem foi ver o concerto, o que deu azo a muito rebuliço… Sim, acho que tirar-lhe fotografias descaradamente não é propriamente discreto.

Falando agora do concerto, a 1ªparte foi a cargo de um estranho senhor que vim a saber tratar-se de Dr. Eugene Chadbourne. Uma 1ª parte um pouco bizarra, protagonizada a solo por este Dr.

Depois do que nos pareceu uma espera algo turtuosa, lá apareceram os Violent Femme: Gordon Gano (vocalista/guitarrista), Brian Ritchie (baixista) e Victor DeLorenzo (percussionista); acompanhados por mais 4 músicos, entre os quais o tal Dr. Gostei especialmente daquele que tocava um “reco-reco”, especialmente apelidado por nós de “reco-reco man”! Era uma boa presença em palco!!

Bom, falando mais seriamente, o concerto foi bastante bom. “Blister in The Sun”, “Add It Up”, ”Gone Daddy Gone” ou “Kiss Off” foram as músicas que me ficaram, talvez por serem todas do primeiro álbum, aquele que há mais de 20 anos atrás projectou esta banda, os inventores do folk-punk.


Surpreendente, já no final do concerto, foi a versão de Gordon Gano de um fado, cantado num português bastante razoável e acompanhado de um cavaquinho! Se pelo resto do concerto, já não merecia à partida um grande e longo aplauso, só por esta interpretação mereceu com certeza uma calorosa ovação!

Apesar de “velhinhos” os Violent Femmes mostraram porque marcaram duas décadas de música. Afinal, os Violent Femmes são tudo menos velhinhos.


Aqui deixo o video clip de "Blister In The Sun"...


Etiquetas: ,