Twisted City Lights

domingo, março 25, 2007

Pop Punk

Categoria: Música, Opinião

Talvez a primeira banda que me lembro de ouvir tocar este género de música foram os Blink 182, ainda eu era muito novo. De facto, apesar de o punk vir muito de trás, o pop-punk teve a sua origem nos anos 90. Afinal que é isto de punk-pop? É um facto que eu não sou grande fã de catalogar assim a música, se bem que até ache uma certo interesse a todos estes termos que vão surgindo à medida que novos estilos musicais são criados. Quando falo de punk-pop, falo de bandas como Sum 41, The All-American Rejects, Simple Plan, Good Charlotte...

Para quem conhece uma ou duas destas bandas já sabe do que estou a falar. A sonoridade é realmente algo inspirada na música punk (onde já lá vão há quanto tempo os Ramones e os The Sex Pistols), mas talvez não passe de uns acordes e batidas. O que me parece é que muitas das composições até poderiam ter algo de interessante. Interesse esse, que acaba logo que algum vocalista começa a cantar. Sempre associei este género de música a bandas de garagem de liceus norte-americanos. É sempre a tal batida de inspirações (leia-se "aspirações") punk, muito repetitiva, cortada por uma voz quase sempre cristalina e jovial. Já deu para perceber o quanto gosto de pop-punk? Simplesmente não consigo gostar.

Uma das grandes bandas que também se poderá considerar apadrinhar este estilo, são os bem sucedidos Green Day, que talvez tenham levado o pop-punk a outras águas, mais comerciais talvez, mas mais ricas, na minha opinião. Mas não é tudo. Continuam a surgir bandas em constante ascendência e projecção mainstream como os Panic!At the Disco, ou os My Chemical Romance. Apesar do grande sucesso e grande número de fãs, é música que rejeito viemente.

Talvez até hajam boas bandas por aí escondidas! Se souberam de alguma coisa avisem-me. Talvez elas consigam salvar o meu apreço por este género musical.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

  • Estas novas bandas que derivam do pop Punk, bandas consideradas Emo parecem apenas servir apenas para adolescentes depresivos. Talvez um dia uma boa banda apareça fazendo este tipo de música. Quem sabe

    Ps: Gostei bastante do teu blog, temas bastante diversificados bem conseguido

    By Blogger Indie Style, at 26/3/07 09:25  

  • Pois... tem de haver música pra todos!:P

    Obrigado!

    By Blogger Arnath, at 30/3/07 20:09  

Enviar um comentário

<< Home