Twisted City Lights

quarta-feira, janeiro 25, 2006

The Family Stone

Categoria: Cinema, Filmes, Opinião



THE FAMILY STONE (2005) Classificação: 4/10
A Jóia da Família
Site Oficial
IMDb

Eu gosto de fazer posts sobre aquilo que gosto, porque obviamente me dá muito mais prazer e vontade de escrever sobre isso, do que outras que não gosto. Isso passa-se com os filmes. Claro que, se gosto de partilhar boas experiências cinematográficas e de partilhar as minhas modestas opiniões sobre aquilo que vejo, acho que também será necessário escrever sobre aquilo que é mau, ou que assim o considero…
Depois deste pequena introdução off-topic, vamos ao filme. A Jóia da Família foi um filme de época natalícia que por acaso vi já em pleno 2006, bem depois do Natal. Talvez por isso não tenha entrado no espírito deste filme, mas a verdade é que mesmo que tivesse, não iria gostar do filme.
Sarah Jessica Parker desempenha o papel de Meredith Morton, uma mulher noiva de Everett Stone (Dermot Mulroney), que vai passar o Natal com a família deste, conhecendo-a pela primeira vez. A princípio, The Family Stone parece mais uma comédia romântica de Natal, algo misturada com um Meet The Parents, só que algo mais sério. Certamente existem algumas cenas de humor, não demasiado hilariantes, e à medida que o filme decorre, essa vertente é completamente engolida pela vertente dramática. E se há assuntos sérios que são abordados, estes são ofuscados pelo enredo que irreflectidamente surge. (Para quem viu o filme) A troca de casais é apenas o caso flagrante.
O filme pretende espelhar certos aspectos das relações humanas, mas falha ao tornar natural e dramático, cenas que talvez deveriam ter sido antes humoradas. É por isso que filmes como Love Actually funcionam, pois apesar de todo o humor, cenas cómicas e uma abordagem mais simplicistas da vida, os pequenos momentos sérios acabam por ter grande relevância. Em The Family Stone, os pequenos momentos, tornam-se grandes, e tornam o filme aborrecido rebuscado.
O filme acaba por se safar pelo bom desempenho dos bons actores que nele participam, e por algumas cenas que de facto até têm o seu bom humor imaculado. Para filme de Natal safa-se, mas não se for fora de época…