Twisted City Lights

sexta-feira, maio 25, 2007

30 anos de guerra interestrelar

Categoria: Cinema


Se a Guerra das Estrelas fosse viva, completaria hoje 30 anos...
Não, não, na realidade a saga da Guerra das Estrelas continua bem viva nos dias de hoje. Apesar de ter sido há precisamente 30 anos (no dia 25 de Maio de 1977) que o primeiro filme, Star Wars, foi lançado. Comemora-se hoje entre os fãs um pouco por todo o mundo. De facto, a L.A. Convention Center realiza-se hoje uma mega festa para estes aficionados da saga. Celebration IV, chama-lhe, pois será já a 4ª festa do género. É daquelo tipo de convenções que (praticamente) só se vê nos U.S.A. Cheio de figurantes, pessoas vestidas de tal modo que mais parecem figurantes, pessoas vestidas de tal modo que parecem mais fieis ao filme do que os próprios figurantes. E, claro, alguns actores. Desta feita, estarão presentes Carrie Fisher (a Princesa Leia) e Anthony Daniels (o robot C-3PO), entre outros.
Lembro-me como se fosse ontem... Ou talvez não, porque de ontem, nem sequer me lembro do que comi ao almoço. Lembro-me (ponto). Quando saíram os três primeiros (e verdadeiros) filmes da saga ainda nem sequer era nascido. Devem ter passado na televisão, lembro-me vagamente. Do que me lembro bem, é que o meu pai gravou os filmes em cassetes de video VHS (as boas e velhas VHS!) e lembro-me de passar aquelas fitas várias vezes. A Guerra das Estrelas, O Império Contra-ataca e O Regresso do Jedi. Três grandes filmes numa trilogia perfeita. Como adorava cada pormenor daquele universo, daquela história, daquela guerra, daqueles personagens... Ainda adoro!
Os ruídos do Chewbacca, os assobios do R2-D2, a taglarice do C-3PO, o ofegar do Darth Vader, a Marcha Imperal do Darth Vader(!!!), os zumbidos dos sabre laser, os outros zumbidos das pistolas laser, o ruído das naves a levantarem, "Luke, I am your father!"...
Inesquecível!
Depois da trilogia original, muito depois, veio o resto. Confesso que só vi o Episode I (o pior da saga, dizem). Mau é a palavra que se aplica a esse filme, de facto. Perdi o interesse nos outros. Talvez algum dia os veja e goste. No entanto, por muito bons que sejam, os três primeiros, aqueles a quem eu abracei na infância, serão sempre a verdadeira Star Wars, aquela que após longos 30 anos se tornou num clássico que colhe milhares de fãs e que mudou o mundo do cinema à sua maneira.






Etiquetas: