Twisted City Lights

sábado, abril 22, 2006

Upcoming festivals...

Categoria: Música, Notícias

Super Bock Super Rock, Rock in Rio, Lisboa Soundz Festival... Aproximam-se os primeiros grandes festivais do ano, aqueles que antecedem os ditos festivais de Verão. Vamos lá dar uma olhadela aos cartazes...

Comecemos pelo Rock In Rio Lisboa (26 e 27 Maio / 2, 3 e 4 Junho). Primeiro deixem-me que faça uma pequena previsão: esta segunda edição do Rock in Rio poderá não ser um completo fiasco, mas irá com certeza ser uma desilusão. De facto, já o é. Basta olhar para o cartaz. Comparado com a edição de há dois anos, vemos que continuam alguns grandes senhores e senhoras da música mundial, mas reparámos de imediato que está povoado de nomes que nunca nos lembraríamos de ver no auto-intitulado "maior festival do mundo". D'ZRT no palco principal (palco mundo)?!... Sem comentários. Não quero dizer que até não vão bandas e artistas bastante interessantes e que de facto gostaria de ver. Mas não para um festival destes. Não foi essa a imagem de Rock In Rio que os organizadores nos tentaram vender.
Para além disso, outra razão desta minha ante-visão é o facto da organização não ter apostado tanto na publicidade. Há dois anos fomos bombardeados durante quase um ano com Rock in Rio Lisboa. É certo que numa segunda edição não seria necessária tal abordagem, já que o festival está já divulgado. No entanto, não é com pequenas referências na publicidade dos inúmeros patrocinadores, nem com anúncios de fraquíssima qualidade com tambores e sei lá mais o quê que vão levar as pessoas a encher o recinto das Oeiras.
Se vou ao Rock In Rio? Só se me oferecerem bilhete! É que um terceiro motivo do fiasco é o preço. A relação preço/qualidade, ou por outra, preço/vantagens é mais que pior.
O que talvez gostasse de ver? Guns n' Roses, Carlos Santana, Jamiroquai, e claro, a única banda que me faria considerar ir ao Rock In Rio: Red Hot Chili Peppers. Vejam aqui toda a programação.

Pelo contrário, a 12a edição do Super Bock Super Rock (25 e 26 de Maio / 7 e 8 Junho) este ano em versão XL e dividido em dois actos, apresenta-se com um cartaz perto do muito bom. Os dias foram divididos com alguma coerência, no entanto, há sempre bandas que deveriam actuar no mesmo dia que outras, e isso depende também do que cada um quer ver. O melhor dia para mim é o de 7 de Junho: Franz Ferdinand, Keane, dEUS e Editors. Se Placebo (que actuam dia 26 de Maio) fosse nesse dia, não havia maniera de eu não ir ao Super Bock Super Rock. Sendo assim, o mais provável é eu ficar em casa a poupar para os festivais de Verão.
A programação (disponível no site oficial) é esta:

Act 1 - 25 de Maio
Korn
Within Temptation
Moonspell
Quinta dos Portugueses:
Bizarra Locomotiva
Cinemuerte
Twenty Inch Burial,
Devil in Me


Act 1 - 26 de Maio
Tool
Placebo
Deftones
Alice in Chains
Quinta dos Portugueses:
The Vicious 5
X-Wife
If Lucy Fell
Dapunksportif


Act 2 - 7 de Junho
Franz Ferdinand
Keane
dEUS
Editors
Quinta dos Portugueses:
The Legendary Tiger Man
Linda Martini
Peace Revolution
The Weatherman


Act 2 - 7 de Junho
Pharrell
Patrice
Boss AC
Quinta dos Portugueses:
Mind da Gap
Factos Reais
Mercado Negro
Colectivo Bomberjack


Ainda com cartaz por anunciar, o Lisboa Soundz Festival (28 Julho), parece que já tem garantido uma grande banda e estreante em Portugal: os The Strokes. Ficámos à espera do cartaz completo.

Etiquetas: